A adoção da inteligência artificial pelas empresas brasileiras está crescendo: no último ano, 2 milhões começaram a usar a tecnologia e a porcentagem de negócios usuários chegou a 40% (no ano passado era 29%). Entre as pequenas e médias empresas, o número é de 38%. Os dados foram divulgados pela Amazon Web Services (AWS) nesta quarta-feira (13/8), durante o AWS Summit.
O estudo “Desbloqueando o potencial da IA no Brasil” indica que a maioria das PMEs (80%) utiliza a IA apenas para operações básicos e apenas 10% avançaram para usos mais sofisticados. Como barreiras para a adoção, metade declarou ter dificuldade de acesso a habilidades digitais e 42% apontaram a percepção de alto custo para implementação.
Os dados ainda indicam que 95% das empresas que usam inteligência artificial relataram aumento de receita como resultado e 96% já perceberam melhorias significativas na produtividade. Outras 85% apontaram que esperam economia de custos com a adoção de ferramentas de IA.
Pela natureza inovadora, as startups se destacam: mais da metade (53%) usa inteligência artificial e 22% declararam que a IA é fundamental para o modelo de negócios ou operações. 78% das entrevistadas dizem que a tecnologia transformará o setor nos próximos cinco anos.
O estudo aponta que, apesar do crescimento na adoção da IA, a maioria das empresas (62%) ainda está nos estágios iniciais, com foco em ganhos de eficiência e simplificação de processos, em vez do uso da tecnologia para inovar e desenvolver novos produtos, por exemplo.
Entre as principais barreiras para adoção massiva, 40% citaram os custos iniciais e 43% disseram que precisam ter uma compreensão mais clara do retorno sobre o investimento em IA. Outro impeditivo apontado foi a falta de habilidades digitais (46%). Apenas 32% das entrevistadas se sentem preparadas com o conjunto de habilidades atual e cerca de 10% dos funcionários participaram de algum tipo de treinamento digital ou aprimoramento de conhecimento em 2024.
A pesquisa, realizada pela Strand Partners para a AWS, entrevistou 1 mil empresas e 1 mil membros do público com representatividade nacional.
Capacitação
Durante o AWS Summit São Paulo 2025, a AWS anunciou o programa AWS Treina Brasil, voltado para a capacitação em habilidades de IA e tecnologia de nuvem. A iniciativa prevê o treinamento de 1 milhão de pessoas, gratuitamente, até o final de 2028, e é voltada a estudantes, profissionais, pequenas e médias empresas e empreendedores. Interessados devem se registrar no portal https://awstreinabrasil.com.
Em seu maior esforço de capacitação no país, a AWS se uniu a Senai SC, Refuturiza, Cartão de Todos, AllpFit, IBMEC, Alterdata, ETICE CE, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Santander e Santander X. Programas semelhantes estão sendo implementados em outros países da América Latina.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios